CCAs: cuidando das sementes da SSVP

0
3024

Hoje é Dia das Crianças e temos que celebrar o que elas significam em nossas vidas e, especialmente, dentro da Sociedade de São Vicente de Paulo. Elas são as sementes da SSVP e assim, como uma semente de uma árvore, é preciso preparar a terra, plantar, regar com carinho e cuidar para que que elas cresçam fortes, saudáveis e deem flores e frutos. E esse é exatamente o trabalho das nossas CCA’s (Conferência das Crianças e Adolescentes).

Segundo o Manual de Orientação para as CCA’s, a principal razão da existência de uma Conferência de Crianças e Adolescentes é fornecer novos vicentinos para as Conferências de Adultos. Ele ainda define três pontos essenciais às CCA’s: oferecer àSSVP uma maneira eficiente para renovar as Conferências Vicentinas; oferecer às crianças e adolescentes a chance de uma preparação adequada para sua caminhada vicentina e criar um ambiente favorável para o crescimento humano e cristão dos jovens membros da Conferência, através da prática de caridade fraterna.

Vamos conhecer ou relembrar alguns desses trabalhos com as nossas crianças e nos inspirar?

Em plena pandemia, o Conselho Central de Limoeiro, na área do Conselho Metropolitano de Olinda e Recife, criou do Projeto SSVP nas escolas para apresentar a Sociedade nas escolas públicas e privadas em sua área de atuação. Segundo a presidente do CC, a consócia Sônia Cavalcanti, o objetivo é apresentar a esse público alvo, os exemplos de São Vicente de Paulo, Ozanam e seus companheiros nas 23 cidades de atuação do Conselho Central.

“A partir desse encantamento, prepará-los para fundar e reativar CCAs e reanimar Conferências que se encontram envelhecidas, precisando urgentemente desse vigor juvenil. O lançamento do Projeto aconteceu no dia 25 de setembro de 2021, quando recebemos 40 crianças, adolescentes e jovens de sete escolas públicas e privadas. O 2º Encontro aconteceu dia 02 de outubro de 2021, quando simultaneamente realizamos o 1º Encontro de Orientadores de CCAs. No segundo encontro contamos com as presenças de 54 crianças, adolescentes e jovens de escolas públicas e privadas das cidades de Limoeiro, Machado, Lagoa de Itaenga, e Condado/Macujê”, lembra a consócia Sônia.

1º Encontro do Projeto SSVP nas Escolas, apresentando o trabalho para crianças e adolescentes do CC de Limoeiro

Na CCA Menino Jesus, do Conselho Particular Nossa Senhora de Fátima, em Barbacena (MG), uma das missões é ir ao encontro dos mais pobres entre os pobres permanece. Lá as crianças colocam a mão na massa, preparam o alimento, fazem as marmitas e as distribuem para dezenas de irmãos em situação de rua, no Projeto Mãos que Alimentam. Um trabalho lindo e de caridade e amor ao próximo. Muito mais do que alimentos, essas crianças levam escuta e atenção aos que precisam.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY